lundi 25 avril 2011

Antes e depois - uma visão do todo - EaD

Leonilson

" O Aprendiz de EAD, do que Precisa?" Como responder?
Gosto  desta minha postagem aqui!
Mas este texto foi fundamental. E ainda mais este aqui.
Tanto o aprendiz quanto aquele (professor, orientador, tutor ...) que é responsável em ter acesso aos alunos devem ter uma formação, que não é formatação, que amplie o pensamento sobre o Conectivismo.


Conectvismo é a interação de princípios explorados a partir do caos (que é uma forma crítica da ordem). As atitudes e ações são mobilizadas através de uma auto-organização e autonomia com a utilização de novos espaços que são articulados com a teoria da complexidade baseando-se na diversidade de opiniões, na capacidade de saber mais e estabelecer conexões entre diferentes áreas.
                O Conectivismo dá ênfase á rede neural como também ás interações que existem nas redes sociais já que o conhecimento de uma sociedade é composto de redes de interações sociais como também dos artefatos que criamos.
                O Conhecimento é um hábito da mente humana onde é necessário que o professor modele e demonstre para que o aluno reflita e pratique já que a inferência acontecerá com a observação das semelhanças entre o pensamento e as nossas percepções.
Com a emergência do indivíduo, em ambiente online ou offline, surgem interações com o intuito de:
- Implementar ações para transformar informações em conhecimento.
- Identificar e reconhecer problemas
- Agir apropriando-se dos recursos disponíveis e a partir dos insights cotidianos que fomentam o pensamento criativo.
                Este ecossistema é descentralizado, dinâmico e distribuído surgindo daí um tecido multidisciplinar. Uma nova ecologia se forma para que a aprendizagem aconteça com a diversidade de opiniões, reconhecendo-se assim que a aprendizagem é influenciada por informações onde a transferência do conhecimento acontece a partir das conexões.
                Com a crescente primazia do indivíduo é prioridade uma meta-habilidade em aprender, ou seja, uma tomada de decisão. È necessário agir buscando informações e possuir capacidade de síntese, reconhecer padrões, construir significados formando conexões entre fontes de informações úteis amarrando em nós diferentes áreas e idéias.
                O resultado é inovador, criativo a partir de dispositivos tecnológicos reconhecendo assim as mudanças que ocorrem na sociedade.
                Em EaD o computador é o artefato que gera interações envolvendo diferentes dispositivos, facilidade de horário etc. Por outro lado a web 2.0 utiliza ferramentas (e-mail, web conferências, chats, vídeos, gráficos, áudio, games, fóruns, debates) que apresentam oportunidades e limites, recordando que quanto mais interatividade maior será o tempo gasto na atividade proposta.
                Mas qual o melhor momento para utilizar cada uma destas ferramentas? A participação deverá ocorrer de alguma forma. Forma-se na verdade um intercâmbio quando o objetivo da informação é a reflexão do aluno e o efeito da interatividade poderá ser a mudança de comportamento. São competências críticas em EaD: aptidão por tecnologia, ser receptivo, ser criativo, flexível, promover o diálogo, capacidade crítica e motivação.
Necessário inovar, distinguir:
Informação não é somente notícias jornalísticas, eu pessoalmente já reflito" informação" como um quase substituto da palavra "conteúdo"!
Pois o conteúdo não chega igual para todos os alunos: cada cabeça é um mundo!
O conteúdo de um tema disciplinar é repleto de informações que ao serem digeridas, esmiuçadas, pesquisadas em formas diferentes, e partilhadas formam o tecido e sem dúvida ampliado daquilo que é uma nova proposta de ensino. Um novo sujeito cultural.


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