mercredi 23 mars 2011

Há coerência no conforto?



Uma dúvida: meus relatos serão coerentes? ou fico muito ligada ao conteúdo do #cck11?
Se há dúvida é porque há incerteza, portanto estou coerente com a época atual!


Coerência é trazer a conversa para um ponto central já que há abundância de informação - tag clouds - um modo interessante é verificar a  frequência das palavras


Outra dúvida, que é quase um confirmação (observem que não escrevi "certeza"): As minhas considerações sobre um professor preso ao currículo eram válidas?


A centralização da figura do professor está em cheque.Este modelo está preso ao currículo. Em novos tempos o conteudo está a se fragmentar.


"The textbook is now augmented with YouTube videos, online articles, simulations, Second Life builds, virtual museums, Diigo content trails, StumpleUpon reflections, and so on".Siemens


O mundo da escola é confortavel, nós ensinamos o que dizemos que vamos ensinar e então avaliamos o que dissemos que iríamos ensinar.Mas só na educação se passa assim.
Em todas as outras áreas da vida, a ambigüidade, a incerteza reinam.


Porque seria que nos últimos meses penso tanto em Epistemologia?


Em uma época de supercomplexidade espera-se uma nova epistemologia para a universidade, que deve ser aberta, corajosa, envolvente, acessível e consciente de sua própria insegurança. É uma epistemologia para viver em meio à incerteza.


Destas idéias, apontadas no texto, quais as que já utilizo?


1.Ampliar - o professor é o nó da rede
Na medida do possível, por motivos burocráticos, tento ser para o meu pequeno grupo, alguém que possa ser referência.

2. Curador

Sem imaginar este nome tento incentivar a liberdade dos alunos. Construo e partilho o que aprendo em termos de web 2.0. O equilíbrio entre efetuar a crítica e dar apoio é uma prática  delicada.

3. Wayfinding sensemaking 

Encontro muita dificuldade para que meus alunos compreendam que as estruturas sociais podem ser encaradas como filtros de aprendizagem. O pensamento ainda é superficial, de amizade e brincadeiras; O "insight"para 
o aprendizado nesta rede que se forma ainda é incipiente.

4. Agregar

Reflito a importância de agregar as respostas dos meus alunos em um Fórum . como em uma síntese da opinião dos mesmos. 
  5.Filtragem 
Exercito uma filtragem no #cck11 já que a quantidade de textos é razoável e o tempo é curto. Como nunca participo das sessões Elluminate, sigo uma regra  de abordagem a todas as leituras propostas.
Mas confesso que em textos  pdf.  a situação é mais complicada ou slideshare.
Gosto muito dos hipertextos e confesso que é como estar em um labirinto, onde um assunto leva a outro, sem contar com o que ocorre em nossas próprias reflexões e pontos de vista e conhecimentos anteriores.



6. Modelagem

Sim, compreendo  o processo de modelagem do curso. E considero esta semana como uma espécie de revisão de pontos principais do conectivismo:
O novo professor, uma pedagogia diferente em termos de ambientes online e presencial.
A aprendizagem em uma nova linguagem e as teorias que sustentam a pedagogia net.


  7. Presença persistente em blogs
Dei início a um blog por curiosidade, ou necessidade de um espaço com mais liberdade.Mas só agora é que reflito sobre a teoria, com textos que ampliam o conhecimento sobre as formas pedagógicas de atuação e compreensão do que se passa neste novo espaço.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire