mercredi 23 mars 2011
Há coerência no conforto?
Uma dúvida: meus relatos serão coerentes? ou fico muito ligada ao conteúdo do #cck11?
Se há dúvida é porque há incerteza, portanto estou coerente com a época atual!
Coerência é trazer a conversa para um ponto central já que há abundância de informação - tag clouds - um modo interessante é verificar a frequência das palavras
Outra dúvida, que é quase um confirmação (observem que não escrevi "certeza"): As minhas considerações sobre um professor preso ao currículo eram válidas?
A centralização da figura do professor está em cheque.Este modelo está preso ao currículo. Em novos tempos o conteudo está a se fragmentar.
"The textbook is now augmented with YouTube videos, online articles, simulations, Second Life builds, virtual museums, Diigo content trails, StumpleUpon reflections, and so on".Siemens
O mundo da escola é confortavel, nós ensinamos o que dizemos que vamos ensinar e então avaliamos o que dissemos que iríamos ensinar.Mas só na educação se passa assim.
Em todas as outras áreas da vida, a ambigüidade, a incerteza reinam.
Porque seria que nos últimos meses penso tanto em Epistemologia?
Em uma época de supercomplexidade espera-se uma nova epistemologia para a universidade, que deve ser aberta, corajosa, envolvente, acessível e consciente de sua própria insegurança. É uma epistemologia para viver em meio à incerteza.
Destas idéias, apontadas no texto, quais as que já utilizo?
1.Ampliar - o professor é o nó da rede
Na medida do possível, por motivos burocráticos, tento ser para o meu pequeno grupo, alguém que possa ser referência.
2. Curador
Sem imaginar este nome tento incentivar a liberdade dos alunos. Construo e partilho o que aprendo em termos de web 2.0. O equilíbrio entre efetuar a crítica e dar apoio é uma prática delicada.
3. Wayfinding sensemaking
Encontro muita dificuldade para que meus alunos compreendam que as estruturas sociais podem ser encaradas como filtros de aprendizagem. O pensamento ainda é superficial, de amizade e brincadeiras; O "insight"para
o aprendizado nesta rede que se forma ainda é incipiente.
4. Agregar
Reflito a importância de agregar as respostas dos meus alunos em um Fórum . como em uma síntese da opinião dos mesmos.
5.Filtragem
Exercito uma filtragem no #cck11 já que a quantidade de textos é razoável e o tempo é curto. Como nunca participo das sessões Elluminate, sigo uma regra de abordagem a todas as leituras propostas.
Mas confesso que em textos pdf. a situação é mais complicada ou slideshare.
Gosto muito dos hipertextos e confesso que é como estar em um labirinto, onde um assunto leva a outro, sem contar com o que ocorre em nossas próprias reflexões e pontos de vista e conhecimentos anteriores.
6. Modelagem
Sim, compreendo o processo de modelagem do curso. E considero esta semana como uma espécie de revisão de pontos principais do conectivismo:
O novo professor, uma pedagogia diferente em termos de ambientes online e presencial.
A aprendizagem em uma nova linguagem e as teorias que sustentam a pedagogia net.
7. Presença persistente em blogs
Dei início a um blog por curiosidade, ou necessidade de um espaço com mais liberdade.Mas só agora é que reflito sobre a teoria, com textos que ampliam o conhecimento sobre as formas pedagógicas de atuação e compreensão do que se passa neste novo espaço.
Inscription à :
Publier les commentaires (Atom)
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire