E atualmente atrevo-me a refletir sobre a Educação superior, à minha maneira, participando do # CFHE12.
Gostaria de relatar o imenso prazer que senti, em minha participação em um MOOC, ao me deparar com temáticas tão diferentes e motivantes, tanto quanto o modo livre de propor o retorno, do processo de aprendizagem, por intermédio do Conectvismo pelos participantes, via twitter, facebook, blogs e a plataforma criada.
Tenho procurado participar do Moocead, em português, e noto um estilo diferenciado, sem dúvida uma opção dos coordenadores, que creio foi pensada para amenizar o sentimento de confusão que na maioria das vezes ocorre nos Moocs como o CCK11 , durante as primeiras semanas; uma adaptação com características diferenciadas.
Posso dizer que é incrível a sensação de ser jogado no ar, onde você tem de reagir por si próprio e criar seus próprios parâmetros de conduta para realizar o proposto, que na verdade é tão livre que esta liberdade nos faz desacreditar do processo. Somos relutantes em ser livres!!
O MOOCEaD, coordenados por João Mattar (BR) e Paulo Simões(PT), tem uma plataforma onde são apresentadas as temáticas propostas e os módulos com textos que podem ser respondidos de imediato após a leitura. E não só, acompanham videos e posso dizer que sinto falta de alguma ferramenta de áudio.
Acompanhamos e debatemos também pelo Facebook e twitter.
A sensação de pertencimento pode ser maior ou menor, mas creio que a escrita daquilo que foi mobilizado, e de interesse do participante, oferece um ganho real já que se efetua através do seu próprio insight..
A leitura oferecida, propõe uma reflexão sobre a EaD e é muito importante unir criterios e esclarecer dúvidas, mas quem participa interagindo vibra mais, muito mais com certeza.
E quem se arrisca a produzir textos com as suas próprias convicções sobre as propostas lucrará muito mais.
Arrisquem-se!
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire