lundi 8 octobre 2012
tectonic changes
As leituras da semana 1 do CFHE12 , que enfrento por curiosidade, são mobilizantes e deixo aqui uma síntese do que para mim foi interessante.
As mudanças de cenário que acontecem, através da tecnologia, sem dúvida influenciam o ensino superior.
Pelo visto há uma diminuição das verbas destinadas às Universidades, ao lado do empobrecimento dos professores.Os alunos em formação ainda são formatados, disciplinados a uma obediência, sem questionar as causas ou o que é imposto.
Uma frase que me chamou à atenção foi a de que a web não contribui para tornar as Universidades obsoletas principalmente porque o ensino superior se encontra enraizado culturalmente no mundo ocidental.
A web muda a forma como as pessoas aprendem. E por outro lado o investimento na Educação online não deixa de ser um empreendimento trabalhoso.E muitos imaginam um barateamento de custos.
Um exemplo pratico é o de entender que a TV não substituiu o radio mas apenas diluiu a sua influência.
Quanto ao mercado de trabalho, foi muito bom ler que as empresas são cada vez mais dependentes de conhecimentos, ideias , criatividade ou seja, habilidades aprimoradas que devem ser conseguidas no ensino superior.
A transformação dos currículos (que na atualidade não deixa de ser uma educação geral), pode ser principalmente em habilidades de comunicação (capacidades de análise, de empreendedorismo, entre outros itens).
Realmente nunca havia me dado conta de que no ensino superior os estudantes não são mais tradicionais, eles na verdade trabalham e a grande duvida é se eles se encontram realmente bem preparados.
Acontecendo a não importância de um só certificado e sim de uma sucessão de certificados em cursos variados.
Outro fator que realmente encontro em meus alunos, é a valorização das competências práticas em lugar das habilidades teóricas e este pensamento pode vir a mudar a ideia de currículo.
Sendo que este ponto em minha área profissional, se defronta com o antigo pensamento da dicotomia "corpo e alma".
.
Inscription à :
Publier les commentaires (Atom)
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire