Acompanho com interesse uma serie de postagens do Steve Wheeler.
Enfim, tudo que gira em torno da Educação do futuro a mim interessa.
Em sua primeira postagem o autor nos chama a atenção para o fato da grande disponibilidade de conhecimento neste nosso mundo digital e nos interroga em como será a sobrevivência das instituições universitárias.
O editor do blog assinala que , em sua segunda postagem, em tempos tumultuosos a mudança é constante e exemplifica a ruptura que vem acontecendo na Educação apesar das resistências dos professores.Aponta também a EaD como prioridade nas universidades e principalmente com a mudança do papel do professor e do aluno através das TICs. E mais outros itens:
Um melhor suporte (orientação) aos universitários quanto ao uso da tecnologia, a utilidade desta tecnologia, a adoção destas tecnologias desde que elas incorporem algo novo e válido para a sua utilização.A contextualização desta tecnologia nas vivências dos professores e situações reais de ensino e desta forma descobrindo o que pode e o que não pode ser feito através da tecnologia escolhida para ser utilizada.
Mais adiante, em outra postagem, o autor implica a mudança, o conceito de ruptura com as redes sociais como o fornecedor de um conjunto de ferramentas disponíveis para promover a mudança.Ou seja, qual o papel do aluno em sua própria aprendizagem?!
Em sua participação nas redes sociais , com a utilização das ferramentas, qual será o valor daquilo que o aluno partilha?! será realmente um confronto com , mais do que aptidões, com a sua capacidade de criar e entender o mundo que o rodeia
A Arquitetura da Participação, os novos conceitos que surgiram como sabedoria das multidões ou folksonomia , darwikianismo, o estar a qualquer hora em qualquer lugar com a telefonia móvel.
Aponta o autor que os questionamentos ainda são muitos .
E eu estou no aguardo das suas próximas postagens!
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire