Beatrice Coron - IDENTIDADE |
Durante a semana passada, segui com interesse e curiosidade, a amplitude que o S. Dowens dedicou, em posts, sobre a palavra "SAMENESS".
Em minha primeira leitura, a tradução apontou para a palavra (vulgar, mas não uma gíria) "MESMICE" que indicaria em meu entendimentos , sem ir ao dicionário, uma repetição monótona de algo. E em se tratando de Educação poderia ser a reprodução simplista de um conteúdo, digamos assim, por um professor, quando repete palavras e ações iguais, como a 10 anos atrás. Uma década, digamos assim, sem refletir que, a cada dia os alunos nos trazem novos comportamentos e idéias, ou que cada ano é diferente do outro em uma sala de aula.... e assim por diante. Evidenciando-se um aspecto, muito mais do que em uma transmissão, de monotonia. Claro que estou a dar uma dimensão imaginária, quero crer.
Ausência de variedade ou "pasmaceira', é o que me indica o Dicionário.
Muito divertido; Mas voltando novamente, em outro dia, e verificando novas postagens, a tradução já indicava a palavra "igualdade".
Mas o aspecto inicial era muito interessante, e decidi acompanhar as postagens;
E desta forma entendemos que :
'Progress' is a network phenomenon - it refers to the success of the entire network in obtaining some result.
In the case of a social network, 'progress' describes the advancement of society.
In the case of a neural network, 'progress' describes the advancement of the person.
Frases interessantes que nos levam a repensar o Vocabulário e o Método, e seguindo adiante nos aponta o autor para:
-Instâncias de associativismo Hebbian ( neurônios)
-E no que diz respeito substrato físico necessário para a possibilidade de comunicação.
O problema da igualdade na comunicação e progresso, ou a questão da interpretação!
e diferenciando assim: sintática ( aspecto físico que necessita ser igual) e semântica (que necessita ser diverso)
Mas o que me mobilizou?
AUTONOMIA e AUTODETERMINAÇÃO, de um aluno: o que pensamos sobre estas duas palavras? quais as diferenças e semelhanças? como distinguir?
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire