vendredi 25 février 2011
"Buscar o conhecimento"
Ontem encontrei alguns alunos e em uma conversa informal, especialmente, sobre o ato ( filosófico) de Reflexão sobre o seu posicionamento (de cada um) perante, não só a vida, mas quanto ao papel de Professor, notei que utilizaram inúmeras vezes "buscar o conhecimento", como um "clichê".
Questionei como se buscava ou o que era o conhecimento e notei a dificuldade, para os envolvidos e que interagiam naquele momento, de conceituar o conhecimento, a busca .
Se fazia necessário reduzir a área (suposta de pesquisa cognitiva) que poderia oferecer uma resposta direcionando-a à especificidade das vivências de cada um, pois o silêncio se fez.
Já quanto ao posicionamento sobre o ato de refletir, sobre o modo de estar no mundo(profissional), pois na verdade não desejava alongar no sentido particular de cada um (que daria margem a um debate sobre o Existencialismo), a resposta mais simples, dura e direta foi a seguinte : "Incomodar-se com a mesmice".
Em uma palestra anterior, apontavam o entendimento geral sobre o que foi intitulado como o caminho do professor:
a escolha de ser professor, o percurso (autor da sua prática) e o acumular experiências.
Outro ponto interessante foi a tentativa de insights sobre as diferenças entre a passividade e a atividade perante a plataforma e intitulando-se aluno EaD.
Lógico que quando dialogamos com adultos jovens, as palavras desvirtuam-se para humor de todos e encarar as atitudes efetuadas, em 2 anos de curso e corrigir os possíveis desvios em busca de atitudes pretendidas é difícil.
Desta forma, nada é rápido e a predisposição em aprender é dependente de como se efetua a tutoria; nestes casos o Tutor é quem dá vida à plataforma, que motiva a interação quando estamos a falar de adultos que merecem um ensino superior de qualidade.
E os ambientes de aprendizagem, que devem direcionar para a busca do conhecimento, quando possivelmente formados, está ainda a ser construído; e espera-se (pelo menos eu!) que o PLE de cada um deles possa ampliar esta busca, que muitas vezes é construída sem se ter a noção da importância, sem imaginar o significado do que é um ambiente de aprendizagem pessoal, na medida em que apenas possuem e mal dão conta, do ambiente proposto na plataforma oferecida.
ainda desejo escrever sobre Colaboração e outros temas muito interessantes que seguem abaixo.
PLE aqui um ótimo texto.
“Learning by exploring, Learning by collaborating, Learning by being, Learning by building, Learning by championing e Learning by expressing.”
Inscription à :
Publier les commentaires (Atom)
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire