samedi 12 mars 2011

Semana 8 multiliteracies

Ao aplicar as tecnologias digitais na escola um professor deve ter em vista os seguintes pontos:  
 o pedagógico, o sociopolítico, e o ecológico.
Reflexão semana 8 
Com a web 2.0 reunimos com facilidade variados canais de comunicação, que apresentam uma diversidade linguística ( áudio, texto, vídeo, fotos) que demonstram uma diversidade cultural.
As redes de aprendizagem, em ambientes formais ou informais, possibilitam, através destas ferramentas,  o agir colaborativo.

Comunidades de prática fortalecem esta aprendizagem principalmente porque há um sentido de distribuição coletiva, e partilha.
Observar, tentativas de acerto e erro , processo de armazenagem  e organização facilitam a utilização das ferramentas 2.0

A leitura inicial desta semana foi a do S. Dowens, com a qual finalizo esta curta semana.
Ao escrever e partilhar a nossa opinião com clareza, devemos prever as conseqüências, ao ler outros blogs devemos tentar uma leitura que estimule o nosso pensamento crítico perante o que o outro deseja expressar.

Por isso deixo aqui este vídeo, que na verdade mobiliza "Arquétipos"
"São eles: a persona, a anima (lê-se "ânima" em português do Brasil), o animus (lê-se "ânimus" em português do Brasil) e a sombra. Chamamos de instinto aos impulsos fisiológicos percebidos pelos sentidos. Mas, ao mesmo tempo, estes instintos podem também manifestar-se como fantasias e revelar, muitas vezes, a sua presença apenas através de imagens simbólicas. São estas manifestações que revelam a presença dos arquétipos, os quais as dirigem. A sua origem não é conhecida, e eles se repetem em qualquer época e em qualquer lugar do mundo - mesmo onde não é possível explicar a sua transmissão por descendência direta ou por "fecundações cruzadas" resultantes da migração."

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire