lundi 14 mars 2011

ainda semana 8

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Em um paralelo entre a rede social escolar (presencia)l,  entre outras que existem, e as redes sociais na internet, evidencia-se o papel do professor  ou tutor em valorizar as tecnologias que fomentam a vida cotidiana dos alunos atuais, conhecedores e usuários e principalmente daqueles que participam online da EaD.

Como tornar o ensino online mais eficiente?

Uma boa resposta aqui!

Conheço o abismo entre o discurso e a prática. Mas é nesta última que espero a transformação.
As tentativas é que são válidas.
A minha procura em aprender e desvendar as ferramentas livres web2.0,  desde que estas ferramentas demonstrem que são mais interessantes é e foi o meu principal objetivo.
Mas descobri que  é na junção das literacias, áudio, vídeo, fotos e texto, que se encontra o segredo de uma boa utilização. Deste conhecimento adaptado ao conteúdo é que posso escolher a ferramenta.
A minha forma de demonstrar, este uso, é que surge o desejo do aluno, por tentativas e erros, a agilizar criativamente o conteúdo- resultado de uma aprendizagem  e partilhar,  no mínimo, com seus colegas.

O twitter como literacia digital ainda é distante  dos meus alunos, principalmente porque:

O presencial ainda é de importância maior e este aluno está preso ao que acontecerá  naquele encontro semanal.

Acabei de receber um mail de uma colega, cujo teor era o seguinte:
Tutora presencial - "qual artigo sugere para efetuarmos uma leitura em grupo sobre este assunto?"

Tutora online - " porque eles, os alunos,  não podem escolher ( pesquisar) e depois partilhar uma síntese das leituras encontradas? "

Possíveis respostas:
 falta o entendimento do que é Autonomia.
 falta o hábito de escolher por conta própria, se legitimar como aprendiz que busca por si só.
falta o entendimento de que implementar a liberdade dos alunos, não é perder o seu papel de tutora...


Para uma multiliteracia é necessário:
 estar aberto ao que é novo em TIC.- Aprendizagem( tentativa-erro.)
deixar-se envolver pela variedade - Diversidade
exercer a reciprocidade, partilha - Interatividade
estar aberto para descobertas - Abertura
tentativas de produção de conteúdo colaborativamente -Conexões
selecionar o que foi pesquisado - Autonomia



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Encontramos o conhecimento pessoal em cada um dos nós que formamos nas redes sociais.
O conhecimento em rede é saber entender a dinâmica do processo que sustenta o conhecimento público e o pessoal, como participante das redes sociais.

O conhecimento na vida escolar de cada aluno, e seu conhecimento pessoal, é suplantado por um conhecimento público daquilo que está acontecendo, e que chega por meio das informações atualizadas nas redes sociais.
Conhecer as redes, e seu processo dinâmico, é ultrapassar  as fronteiras do lugar comum.

"Aprender é mudar"S. Dowens

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