vendredi 6 juillet 2012
the sculpture
Escrever se dá como esculpir, vem aos poucos, a pedra é fria (o ecran também), o delinear da imagem que desejamos é que mostra o todo!
Escrever é igual rever lugares ou sonhar! o texto é mental, cognitivo, pessoal, libertário, autônomo, emotivo. Falamos de pedras, na escultura, indicamos o meio quando falamos de digital, falamos de papel quando indicamos a nossa caligrafia, falamos de texto também em nosso corpo- vivo.
Todos estes itens nos levam aos dedos, ao toque, o tátil, ao digito, a uma textura não uniforme.Texto portanto.Passe a mão em seu corpo, você saberá o que transmito, a pedra ë fria, o ecran também, mas o corpo não mente jamais, a não ser quando a ultima centelha de vida se for!
A palavra mais forte se faz perante a escrita, que faz parte de uma antiga codificação e decodificação.
Mas palavras são ditas não só por intermédio da escrita, ocorrem por áudio, vídeo, imagem...
Escrever não ocupa uma posição na SORTE! é um trabalho duro.
in-certo.
A arte da escrita se faz de diversas formas e da arte também. Para alguns a arte de se expressar.
No meio acadêmico a escrita tem suas normas e estas normas são fixadas, um posicionamento que se obtém por pressão.
Quando recebi meus alunos o nível da escrita se encontrava muito baixo, alguns parágrafos se tornavam uma especie de " parto". O encadeamento entre os parágrafos, o inicio textual para esclarecer, a quem lê , sobre o teor principal do texto e sua finalização com conclusões validas e interessantes, o acréscimo de gráficos e figuras ocorreu lentamente.
A paciência faz parte do percurso, desvendar a emoção de quem escreve nunca deixara de ser uma arte. A arte da leitura, do entendimento dos momentos pessoais de cada um. A escrita dos alunos, ou conteúdos escritos como notas pessoais englobam na escrita, nas frases, o momento de cada um revestido de emoções.
Ler artigos tem uma faceta avaliativa.
Ler postagens pessoais da vivencia dos alunos imprime naquele que lê a afetividade, as trocas emocionais de entendimento de que, do outro lado da maquina ou do papel, existe uma pessoa e o contexto onde esta inserida e suas vivencias.
Concordo com esta maravilhosa postagem que recebi, onde se estabelece a importância do desenvolvimento da escrita, seja qual for ela (imagem, vídeo, áudio, texto, acréscimo meu) por intermédio dos blogs.
Esta implícita na postagem a questão da liberdade de ser, de se mostrar, em seus defeitos e qualidades, mas em uma autonomia, em um desejo, nos sonhos, nos obstáculos de cada um em busca de se expressar e o mais importante para nos, professores, escrever, fazer uso desta tecnologia humana, que agrega em seus símbolos, os sonhos, as vivencias de cada sujeito.
(uma pausa se faz necessário, para rever ou sonhar)
um forma de escrita inscrita, corpo e alma, sem dicotomia.... Dualidades nao, coragem que muitos nao tem!
Inscription à :
Publier les commentaires (Atom)
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire