jeudi 31 mars 2011

Not one less - EaD



O artigo de F. Bell  motiva para que se possa escrever sobre o conhecimento e fundamentação do Conectivismo entre outras Teorias de Aprendizagem e a EaD em territórios amplos, como o Brasil.
Inúmeros obstáculos concorrem para uma desistência dos alunos em finalizar o ensino fundamental e/ou por motivos econômicos e de localização  a não ter acesso a uma formação em nível superior.

Ao ler inúmeros artigos e informações sobre o desenvolvimento da geração intitulada como nativos digitais, compreendemos a mais atual exclusão que se forma quanto ao acesso às tecnologias, principalmente por aqueles que são desistentes  de uma formação escolar ou acadêmica, tanto quanto da necessidade de uma formação contínua para os leigos que substituem o professor na escola em lugares distantes.
Palavra importante Acesso!

A EaD é uma opção adequada para diversos segmentos e é mobilizadora de uma necessidade de ser sustentada por uma Teoria adequada para com os diversos momentos de ensino, às diversas situações e locais onde ocorre este ensino e ao meu ver, dependente de um posicionamento sobre como o professor autor ou o tutor deve atuar ou mediar através das tecnologias para o melhor aproveitamento possível do aluno.
Evito escrever as palavras conteúdos, processo e avaliação, pois o meu desejo é sempre observar o todo, no momento em que escrevo sobre o Conectivismo.

Mesmo antes de participar do MOOC #CCK11, uma dúvida pairava no decorrer do processo em que estava envolvida na EaD.
De que não acontecia o Construtivismo quando estávamos perante a plataforma, e o que acontecia era algo mais que carecia de conhecimento por parte dos inúmeros tutores e por outro lado a aplicação profissional dos nossos alunos, em uma Licenciatura, quanto ao conhecimento recebido, em estágios, deveria estar fundamentada no Construtivismo. Como agir com sensibilidade para diferenciar os dois momentos, o de  partilhar conhecimento via tecnologia e o da aplicação prática da teoria no real da situação de ensino de cada um dos meus alunos?
Desejar atuar na EaD sem o conhecimento das 3 pedagogias assinaladas na última semana ( semana 10) é muito comprometedor e por experiência própria, é ser conhecedora dos inúmeros alunos "perdidos" ao longo do caminho.

Desta forma, analisar os dados após o processo é uma prática ridícula e ineficiente; sou a favor de que a análise dos dados devem ser imediatamente aplicados para uma correção do caminho a ser ainda percorrido.



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