jeudi 20 janvier 2011

Conexões viajantes

O conteúdo como catalizador de temas diversos é algo agradável de se ler, ouvir e praticar.
Muito mais divertido é conseguir que o aluno abstraia; o ato de abstrair e deixar o pensamento fluir é a base da criatividade, creio eu.
Para o professor e para o aluno.Ambos libertos.

Como explicar esta liberdade autônoma do pensamento criativo?
Vamos exemplificar:

Ao procurar no jornal a programação de cinema e os novos filmes em exibição, encontraríamos  As viagens de Gulliver, gosto por ser uma leitura muito agradável. ( abstraí na memória, da parede, como um quadro)
As viagens de Gulliver (1726 - Travels into Several Remote Nations of the World - de Swift), um romance satírico. 

O filme nos leva a um incidente no Triângulo das Bermudas em que o ator  vai se encontrar em uma pequena ilha com minúsculos habitantes.
É uma conexão com um clássico, tal qual o Robinson Crusué (Dafoé - escrito em 1719 -The Life and strange Surprizing Adventures of Robinson Crusoe) outro livro escrito no início do Realismo literário, que nos fala da práxis solitária do homem, em seu início.
Há um ponto em comum aos dois clássicos da literatura: as aventuras acontecem por meio da navegação.

Mais conexões para com a atualidade onde navegamos em busca de uma conectividade, que quando autônoma, pode nos levar ao Caos, não de todo mal, mas que segue uma direção efetivada por "opção" individualizada e que se incute, quando o assunto é interessante, em nós, como um cultivo.Descobrir novas possibilidades.

Quais as conexões? a Arte.
Algumas obras literárias mobilizam a criatividade em outras formas como, pinturas, músicas, ballets, teatro, filmes, séries televisivas, novelas trasmitidas por rádio, desenho animado etc.  
Conexões que ultrapassaram vários meios de comunicação e são clássicos.

A leitura finda assim: 
"Nós aprendemos as palavras, mas não a dança."

Poderia ser assim:  Nós aprendemos as palavras, mas não dançamos ao sabor do conhecimento.
O Conectivismo acontece por meio da navegação.

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