lundi 11 avril 2011

pensamentos escritos - VI



Dos Games e do multitasking

Diferenciar é necessário. São consideradas atividades multitasking as atividades que utilizam diversas tecnologias em separado e que mobilizam os analisadores sensoriais necessários para cada atividade. Por exemplo: ouvir música em um Ipod, atender o celular, responder a alguém no twitter, combinadas com atividades cotidianas como lanchar e ver um filme!
Em Siemens(2008) encontramos que “The last decade of technological innovation - mobile phones, social media, software agents - has created new opportunities for learners."

Consideram-se também atividades multitasking as atividades oferecidas em um só momento que mobilizam vários analisadores sensoriais em um só programa de soft. Deve-se considerar que a reunião das diversas propostas em um só local dificulta a sua aplicação e não deixa de ser uma ampliação neuronal.
As vivências no SL configuram-se como atividades multitasking por mobilizar e oferecer ao usuário vários analisadores sensoriais em um só programa, apesar de que o uso de todas as vertentes oferecidas não possa ser efetuado por muitos.Há uma escolha da via preferencial para a interação.
O Kinect configura-se como atividade multitasking com uso de analisadores duplos: o cinestésico e o social (interativo) com o parceiro (ambiente virtual) e os que assistem (ambiente real).
As diferenças individuais entre os jogadores do SL ou Kinect podem ajudar em nossa compreensão teórica sobre a atenção e o controle cognitivo.
Pesquisas podem apresentar resultados que indiquem que nem todos os envolvidos em atividades (games ou algumas situações que envolvam a atenção visual) que utilizem mais de um analisador sensorial ao mesmo tempo (por exemplo, o analisador auditivo como o uso de celular e o analisador visual como a direção de um automóvel) diminuem o seu rendimento de atuação. Os  utilizadores que possam ser considerados excedentes podem ser objeto de estudo.
Mas estas pesquisas ainda encontram-se baseadas no Behaviorismo, porém estudos na área da Neurociência se mostram mais atualizados.
Por outro lado a teoria das Múltiplas Inteligências de Gardner(1983) identifica tipos de inteligência: musical, corporal-cinestésica, lógico-matemática, lingüística, (orientação) espacial, interpessoal e intrapessoal. E podemos nos apossar destes conceitos para  demarcar a singularidade que é a possibilidade de um uso ampliado dos nossos analisadores sensoriais em qualquer realidade.

O propósito desta reflexão está baseado no continuo trabalho de construir e re-construir a realidade que criamos, em que nos movemos e gesticulamos como seres humanos,  e abrindo espaços perante a nossa indagação sobre a Motricidade humana em ambientes virtuais.

“[...]que um gesto em ser gesto real se meça, não está em nós fazê-lo, mas na Vida.” (Vergílio Ferreira).

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire