mercredi 16 mars 2011

Uma questão de valor: Idealismo Pragmático

Lógico que, no #cck11, a abordagem filosófica se apresenta para uma configuração onde se possa pautar as diferenças entre o Open source e o sofware livre, principalmente porque a palavra "livre"  tem ambiguidade , ocorrendo uma conotação diferente entre as idéias dos que demonstram ser simpatizantes de um ou do outro, como em partidos políticos.
Mas onde o inimigo comum é o software proprietário.

Ao  Pragmatismo   cabe" interpretar cada noção identificando-se as suas respectivas consequências práticas. Se nenhuma diferença prática puder ser identificada, então as alternativas significam praticamente a mesma coisa, e disputa é toda inútil. [1]"

O idealismo é o oposto ao materialismo.


Stallman utiliza a segunda definição: "O software livre é uma questão de usuários a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software." O software livre tem quatro liberdades:
  • A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade 0).
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1).Acesso ao código-fonte é uma condição para isso.
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade 2).
  • A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos para o público, de modo que toda a comunidade beneficie (liberdade 3). Acesso ao código-fonte é uma condição para isso. 7) (Siemens) 

A diferença fundamental entre os dois movimentos está em seus valores, suas maneiras de olhar para o mundo. Para o movimento Open Source, a questão de saber se o software deve ser de código aberto é uma questão prática, não um dever ético.  `` O open source é uma metodologia de desenvolvimento, software livre é um movimento social.''





Conselho prático, repensando meu ambiente de trabalho, como tutora: "Pragmaticamente falando, pensar em objetivos a longo prazo, irá reforçar a sua vontade de resistir a essa pressão."

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire