vendredi 18 mars 2011

Abertura e vulnerabilidade

Somos humanos e somos vulneráveis fisicamente (estrutura física = corpo e cérebro) sem esquecer o emocional.
E após décadas do que Freire denomina de "educação bancária", os alunos, tanto quanto os professores, demonstram receios, quando mal compreendidos, em algumas situações, como : em salas de aula com alunos,  em grupos de pertencimento (conceitual ou não), em debates que possam demonstrar opções ( políticas ou de ensino), enfim, ninguém quer se dar "mal".
Como se a Compreensão  e o ato de ser compreendido nos amparasse em todas as instâncias.


Aqui



Sobre a imagem acima:
Na última linha creio que deveria ser Função pré- massiva  e  após a seta, Função massiva!
Foram tentativas, no que denomino Pré-massivo, de uso de uma só literacia tecnológica; a abertura agora é muito maior e portanto massiva, a web2.0.

Estou em tentativas de unir algumas postagens e textos interessantes. A primeira imagem resume um percurso.

O ponto que provoca uma abertura, para alguns complexa, repito, uma abertura dentro de uma Literacia, com uma abrangência que possibilita escolhas variadas, é o que se estabelece na atualidade, ainda a ser descoberto por muitos, e que envolve o Conectivismo proporcionado com a web 2.0.

Na introdução da semana 9 encontramos:
What value does a university gain from keeping research "closed"?
Semana 9 


Uma abertura e transparência que causa desconforto a muitos, e certamente dúvidas na sua utilização, mudança em alguns parâmetros, principalmente quando antigos hábitos sempre foram protetores de ações, posicionamentos e discursos.


Eis aqui  slides com diversas formas que possibilitam uma projeção educativa com ampla abertura:

Educational Projection: Supporting Distributed Learning Online
View more presentations from Stephen Downes
Nesta postagem.

Não se pode ser radical e esperar uma linearidade de utilização, ou de entendimento do que está a acontecer.

 Entre links com indicações de áudio, vídeo, canais e apresentações em slides, encontramos ações : agregar, remixar e as redes sociais.

A indicação de que é necessário, individualmente, um Ambiente de aprendizagem  para selecionar o melhor conteúdo de acordo com os seus interesses é um fato corriqueiro para os que se envolvem em novas formulas para a Educação.
Encontrar (slide 11) a indicação de "widget",  me faz feliz, pois aprecio a possibilidade de utilização, proporcionada em pequenas doses, para alunos, do que as literacias oferecem, como também o raciocínio de como funcionam, com os códigos abertos, e que não deixam de ser uma linguagem nova.
O que está atrás da cena, metaforicamente ou não, é uma nova linguagem.

Uma nova utilização das fotos, redescobrir e criar com áudio e música, e vídeos.


Mais do que palavras, a Literacia envolve outros conhecimentos:

Sintaxe - detecção e utilização de formulários, normas, operações padrões e semelhanças 
- Semântica - detecção e referenciação, interpretar, associar e decidir 
- Pragmática - falar, agir, expressar, declarar, perguntar, ou seja, utilizando 
- Descrição, definição, o argumento, a explicação - a cognição 
- Contexto - teorização, enquadramento, identificar possibilidades, meio ambiente, espaço de referência, ontologias e categorização 
- Mudança - relação e conexão, o fluxo, historicidade, direcionalidade, progressão lógica, jogos, programação, eventos e atividades,  (Dowens)



Aprender é mudança.
Professores ou alunos.

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