mardi 22 mars 2011

Uma nova linguagem - II

WWWhat?!

O objetivo das postagens iniciais desta semana, sobre a Pedra da Roseta, indicava  que o passado nos apresenta os signos com que construiremos o futuro.
Ler sobre semiótica e signos clarifica o uso da Literacia.


I
Os artefatos são palavras e o que denominamos New média é uma nova linguagem. Estes artefatos são abrangentes: roupas, bandeiras, véus, mapas, diagramas e gráficos.
Uma das linguagens que mais gosto é a corporal. A expressão corporal como linguagem não é novidade, mas  com as fotos poderemos demonstrar inúmeras facetas, é a linguagem corporal.
Observo, com interesse, que as tentativas de ampliar os movimentos corporais em "avatares" e games  estão em alta.

Actions Speak Louder than Words
II - A  
Considerando-se a importância do significado pictórico localizamos estas estruturas, dos artefatos criados, dentro da lógica da Semiótica.
As estruturas são importantes pois descrevem o que e como falamos.
A composição básica da estrutura é formada por um texto curto onde as palavras são representantes da verdade do mundo que está à nossa volta, juntamente com o símbolo, coerente com a imagem do mundo.
O mundo é um livro aberto, mas nem todos sabem disso.
A visão como nosso sentido mais apurado, reflete a imagem e desta forma tem início a transmissão pelo sistema nervoso da informação.   
O Conhecimento ocorre através do fluxo de informação.
Entre o emissor e o receptor da mensagem encontramos o signo ( ícone, símbolo + a interpretação emocional ou lógica...)


Segundo Dowens: Ciência é uma linguagem (formar e testar hipóteses), aprendizagem é uma conversa e conhecimento é uma inferência.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire