samedi 5 février 2011

Trilhas do conhecimento Conectivo



Em uma postagem intitulada Mapas mentais e conceituais, na legenda da foto, escrevi algo sobre o reflexo que surgiu quando fotografei.
Lógico que fiquei em dúvida sobre a utilização da palavra, se "reflexão - Refletir"ou se o que desejava pontuar era sobre a "Refração da luz" , ou se ambas as palavras se adequavam ao contexto assinalado e porque não? ambas lá estavam.
Em um outro momento, sobre o Conhecimento Conectivo, sobre as conexões do tecido, onde as ligações (links ou pessoas) são como laços, onde a plasticidade daquilo que se forma é mutável, este modo de tecer é radicalmente contrario ao que existe no ensino (que é como em um tear), evidenciando assim que a metamorfose faz parte daquilo que prioritariamente  é a metacognição, o pensar sobre o que pensamos.

A liberdade de pensamento está inserida na liberdade de conexões que se possa efetuar, caso o Professor não compreenda a mediação entre a liberdade de idéias e conexões dos seus alunos, encontrará dificuldades em interagir com ele.

Na maioria destas postagens , desde que estou no MOOC #cck11, não evito  as conexões de idéias , mas não englobam unicamente Artes (como sugere o jornal da #cck11) na verdade a situação aponta para a Educação Rizomática, onde qualquer um que aprecie o Conectivismo deve saber fluir. Saber gerenciar a sua liberdade para poder  mobilizar a dos alunos.
Cada aluno tece o seu tecido, com os seus padrões diferentes. Validar é necessário, dar valor também.

1 commentaire:

  1. Hallo
    Eu escrevo esta Português com o Google Traduzir.
    O que você quer dizer com a última frase deste blog?
    "Cada aluno tece o seu tecido, com os seus padrões diferentes. Validar é necessário, dar valor também."

    RépondreSupprimer