dimanche 30 janvier 2011

Quadros (misturas) - II

Dar continuidade a um tema complexo é muito difícil.
Misturas
Interrogo a mim mesma se este mesmo tema é importante, para que me proponha a escrever mais sobre ele. De qualquer modo foi proposto como texto da semana 2.#cck11
Em meu post sobre Quadros, as minhas tentativas foram as de separar em cenários as situações comuns do ser humano em busca do conhecimento, através de uma socialização em processo evolutivo sempre dependente de um aprendizado.
Não se pode esquecer a ampliação do que era interno, fechado em pequenos grupos, para o que é contemporâneo com uma aprendizagem externa, ampla.
Com este post pretendo ampliar o meu entendimento (parco, sem dúvida nenhuma) após uma rápida visualização dos links sobre a Semântica Frame.
Entre a Linguística conectiva, Semântica conectiva(Conceptual Blending) o meu interesse aponta para a Linguística conectiva, que no wiki, apresenta um item em aberto sobre Gestos e Gestualidade pertencente aos aspectos cognitivos.
Outra frase importante é aquela que nos fala sobre os "insights" cotidianos que são a base do pensamento criativo.

Uma palavra provoca interatividade com os diversos cenários em que ela poderia ocorrer e esta mistura provoca criações, novos usos, por sua diversidade.
Segui em frente com os diversos links e um deles chama a atenção ao apresentar uma lista (principalmente para quem tem um ótimo inglês) onde o autor atualiza termos da nossa cultura aos "cyber" tempos.
O que era antes da Internet e o que se apresenta nos dias de hoje , exemplifico alguns:

3D........................................3G
Autobiografia........................Myspace
Air brush...............................Photoshop
Bookstore............................Amazon
Cassete.................................DVD
Fofoca..................................retweet
Sem cordas...........................wireless
texto.....................................hipertexto

Enfim alguma coerência surge, no post Quadros I , meu pensamento envolveu o processo das sociedades, o espaço físico e o espaço "cyber" e aqui apresento as minhas tentativas de compreender a lingüística conectiva apresentada na semana 2.

Afinal, após a construção dos mapas, separamos os espaços e é necessário entender a evolução no uso das palavras.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire