mardi 12 novembre 2013

Frases soltas

Tutoria sem tutorial. A bolsa importa? Para muitos sim, e como! Estamos no pais das bolsas.. Como diz o ditado, de grão em grão a galinha enche o papo. Frases interessantes que já li:

- A Formação Continuada está implícita para a função de Professor. O Professor tem que estar em constante formação! Com a profissionalização da Tutoria cria-se o vínculo empregatício, deixamos de ser bolsistas para sermos funcionários. 

Vamos observar a confusão de termos e de responsabilidades, enfim, o professor, que ensina no presencial, o tutor que ensina a alguém que deseja se tornar professor e o bolsista que recebe uma pequena remuneração por serviços prestados. Mas o que significa Formação continuada quando em meu tempo /exercício de tutoria , para efetivação de carga horária, enfrentamos, quatro momentos de formação continuada no programa: Estudos dos fascículos, reuniões administrativas, formações específicas e acompanhameto das práticas de estudos dos alunos..!?
Mas formação continuada envolve todos estes parâmetros? Ou novas aplicações pedagógicas, atualização para com o conhecimento e tecnologia?

Qual a prioridade? O exercício do compromisso profissional, em cadeiras aprovadas por concursos? A formação continuada? Ou exercer a tutoria?

-e como não há vínculo empregatício, qualquer mudança no sentido de valorização salarial do tempo de trabalho desse profissional ou na oferta de uma formação continuada em nível de mestrado e doutorado instigam o tutor a deixar suas funções tutoriais em segundo plano.

-pensarmos na profissionalização dessa função como professor, com remuneração compatível com 20 horas de trabalho, creio que a EAD ganharia muito.

-O próprio texto já diz, "trabalhar como tutor", ter formação específica em EAD, dominar nas novas TICs, buscar uma tutoria com padrão de excelência e responsabilizar-se pela construção do conhecimento e acompanhamento no processo de aprendizagem dos estudantes trabalhando pedagógicamente ...

Quem faz isso mesmo? Já esqueci... Vamos voltar ao inicio do texto...

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire