mardi 4 décembre 2012

A ideia de aprendizagem autônoma - PLE

Ao enfrentarmos o desafio de um curso bimodal, em EaD, apresentaram-se instancias que não poderiam  excluir, a estes futuros professores, um conhecimento atualizado e que faz referencia à web2.0.
Desta forma a Pedagogia aplicada poderia ampliar o conhecimento dos futuros professores como aprendizes do sec.XXI.
Já que o processo de ensino e aprendizagem está no coração da mudança e transformação pessoal é o aluno que precisa assumir riscos e lidar com situações de mudança em seu ambiente.

Concordo que o aluno em EaD ao assumir os riscos e lidar com situações de mudança em seu ambiente, como o proposto para com o blog, dá início a uma utilização diferenciada da web 2.0.

A dificuldade inicial é que um ensino a distância diferencia-se do ensino presencial porque não há uma centralização na figura do professor, ou seja, ocorre uma mudança de um “poder”, promovendo uma sensível desorientação inicial. Este sentimento ocorre tanto nos professores especialistas que ficam responsáveis pelos fascículos e módulos e atividades tanto quanto para os tutores. Os conteúdos não são mais apenas “duplicados” (retransmissão sem a menor diferença) pelos alunos, mas sim, remixados, transformados e onde se projeta a nova experiência de um aluno orientar aos colegas.

Importante frisar que não é o domínio da ferramenta digital que vai levar o aluno a ser independente, mas sim a sua curiosidade e desejo de construir uma ligação entre o que faz profissionalmente com o que atualmente é ofertado com a Tecnologia digital e os seus pensamentos que serão expostos através da escrita ou outra linguagem.

O Blog provocou a utilização conjunta de imagens, textos, vídeos, áudio, entrevistas e performances ao vivo. Desta forma os artefatos criados promovem o sentido da aprendizagem ou melhor são OBJETOS de aprendizagem (dos alunos), que refletem a pouca experiência em Licenciatura com tecnologia, mas ao mesmo tempo ampliam o entendimento dos conceitos aprendidos.
Como também estes artefatos criados possibilitam o ato de “prosseguir” (levar em frente após a formação) devido ao compartilhamento do conhecimento para outras pessoas.

FreeMind


Os alunos EaD necessitavam criar um ambiente de aprendizagem pessoal, principalmente porque haveria uma apropriação da escrita/leitura, no blog com  os  temas escolhidos através criatividade de cada um e exposto ao mundo real . Pois blogar é um processo continuo. E pode ser avaliado.
A maioria dos alunos, senão todos, foram estimulados a criar o seu ambiente de aprendizagem :

clicar para ampliar - http://sourceforge.net/projects/freemind/

Na verdade nesta pretensão de  um PLE ou Ambiente pessoal de aprendizagem, não houve tempo para a implantação do Diggo e do Flickr. Mas todos os outros foram utilizados.
A tendencia é a de oferecer uma experiência com os princípios básicos de uma aprendizagem online:
AUTONOMIA, DIVERSIDADE, ABERTURA e CONEXÃO . Ocorreu uma extensão com as redes sociais , o Facebook, com uma pagina do Polo, onde agregamos tutores e alunos.
Palloff e Pratt (2007, p.26) apontam que a educação é uma atividade social e considerando a Pedagogia como processo ou arte de transmitir conhecimento e habilidades, a arte de ensinar  se refere às competências que os professores utilizam para transmitir o conhecimento.
Enfim, deve-se fazer senso, construir um sentido em um Blog  será fazer conexões daquilo que se aprende e a sua aplicação através de debates em fóruns, analogias, exemplos, linguagens diferenciadas.
O conteúdo curricular oferece subsídios sólidos para experiência a ser vivenciada em praticas ou em escritos acadêmicos. O método colaborativo do blog, em conjunto, mobilizou as idéias escritas, motivou o grupo e ofereceu acesso às opiniões publicas. 
Mas foi no blog que houve a possibilidade de expor  interesses pessoais e individuais, em conjunto com o curso EaD.
Desta forma poderia ocorrer o aperfeiçoamento no ato de aprender sozinho, em suas próprias reflexões (na postagem, na escolha do tema, na adequação do conteúdo que tem origem curricular, em sua  autonomia, independente de alguém (sujeito suposto saber) e aprender em grupo (comentários e na plataforma original em debates no Fórum.)


Referências

Palloff, RM, & Pratt, H. (2007). Building online learning communities: effective strategies for the virtual classroom.


Deixo aqui uma experiência com o Scribd, pelo motivo que enviar textos para os alunos via arquivo, é algo muito maçante!

Redes sociais e Educação Superior- net.people

4 commentaires:

  1. Oi, Tereza, concordo que mais importante que dominar a ferramenta, é saber fazer uso dela. Como professores devemos buscar despertar no aluno o interesse para aprender, criar, produzir algo novo, a ser autônomo em seu processo de aprendizagem. Jaiza Helena

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    1. olá, seja bem vinda e obrigado pelo comentário!
      faltam mais 2 postagens para completar a atividade da JOVAED , beijinho ,conto com a sua visualização até o final.

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  2. Olá, Teresa
    Tentei postar comentários anteriormente, mas não funcionou. Bom, primeiro te parabenizo pelo uso deste bloga para nos estimular ao debate. Segundo, reforço o alcance do uso de blogs na autonomia a que te referes e sua aplicação na construção colaborativa de nossos alunos. Esther

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    1. Que pena! eu iria ficar muito feliz com os comentarios que não apareceram, pena! creio que vc tem de entrar com a sua conta de gmail aberta! ok
      mesmo assim foi um prazer ajudar um pouco! SIM, REALMENTE A AUTONOMIA se faz assim , experimentando! Beijo ainda falta uma postagem, não deixe de visitar, conto com você. Tereza

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