vendredi 30 novembre 2012

Os critérios

Combinar criterios, com anterioridade, para os alunos foi uma otima experiência no intuito de inibir tensões avaliativas e abrir um diálogo a mais com a criação do blog, onde cada um deveria preservar a sua individualidade perante o grupo.

Mas o mais importante foi diluir qualquer pensamento possível sobre obrigatoriedade; as leituras sobre autonomia e suporte inicial necessário para que a motivação e o engajamento ocorressem foram importantes.

Encontro estas palavras e concordo com elas:

"Eu não tenho a sensação de que estou compartilhando tanto quanto a que  acontece quando estou a  publicar ou contribuir .
Partilhar, para mim, tem uma expectativa de reciprocidade. Sem os limites ou critérios para o grupo a minha responsabilidade  fica deslocada.
Para ser uma parte do grupo é preciso publicar. O pedido do professor para que seus alunos escrevam e  publiquem em blogs pode ser uma forma de prepará-los para  o mundo acadêmico, da mesma forma como as atividades ou dissertações escritas e apresentadas."

Segundo Gomes (2005, p.314) o blog assumido como Portfólio pode ter, entre outras formas, o intuito de organizar aprendizagens e também se constituir como instrumento de avaliação longitudinal.

Os mapas conceituais são úteis para explicações e devem ser utilizados pelos tutores. Uma explicação bem efetuada, o poder de síntese, de um bom mapa auxilia a compreensão do conteudo.
Vejam o exemplo:  AQUI.  Como explicar as diversas transformações que ocorrem em um currículo e não estamos a falar sobre web-currículo, mas sim da transposição curricular presencial para o online.

A incorporação de diversas linguagens como, textos, áudio, vídeo, entrevistas, graficos e fotos digitalizadas permitem uma reflexão em conjunto das aprendizagens do percurso. E finalmente apresentar publicamente o registro  de um curso de Licenciatura na modalidade EaD.
Os critérios criados envolveram a edição de postagens semanais ou quinzenais editadas pelos alunos responsáveis com o auxilio, caso necessário, da tutoria.

Os blogs possibilitam uma atuação como editor e leitor. Neste processo de mediação interativa o texto se modifica, se atualiza e ganha novos contornos e sentidos.(TRESCASTRO, 2009, p.04)

Afinal ser autor responsável pela sua própria pratica como professor (BRACHT, 2010) faz parte dos pressupostos da nossa formação.
A seguinte proposta foi lançada aos alunos:
A responsabilidade mensal de no mínimo 04 postagens, sendo que ocorreu uma escolha, da tutoria, onde em cada mês um aluno seria o editor do blog.
Escolhi o primeiro aluno a partir do conceito de responsabilidade e valorização do curso EaD que o mesmo sempre apresentava em atividades; minhas reflexões, como tutora a distância, baseavam-se no entendimento da necessidade de criar um efeito "dominó", ou "virotico" que fosse repassado por este colega para os outros em comentarios, curiosidades e criatividade.
As temáticas envolveram o curso EaD e as vivências pessoais nos seguintes tempos - passado, presente e reflexões para o futuro! Como também conteúdos disciplinares, vivências no estagio supervisionado e seminários com textos apresentados.
A leitura destes critérios (como rubrica) não deve ser efetuado na vertical ou na horizontal. Cada aluno direcionou-se de forma diferenciada, em um verdadeiro "zigue-zague"  e seria injusto classificar qualquer um deles nos conceitos estabelecidos.

clicar para ampliar
O blog promoveu uma abertura, no sentido de que o aluno pode ser responsável também por sua avaliação e indicativo do período onde foi criativo (editor) e  autônomo (autor) no uso de tecnologia em uma outra interface e na resolução de problemas.

2 commentaires:

  1. Cara Lúcinda, boa tarde.

    Os blogs são excelentes ferramentas de compartilharmento, eu utilizo recentemente como potencializador do processo de aprendizagem, uma vez que a plataforma MOODLE, por vezes não comporta alguns recursos com determinados tamanhos. Procuro despertar em quem corresponde uma autonomia no seu processo de busca das informações, e tem surtido efeito.
    Quanto ao processo avaliativo, o próprio alunado/cursista ou público para postar um cometário, ou mesmo um artigo mais conciso, o faz com certa autonomia e responsabilidade, seja dos direitos de autoria, da escrita e da imagem, seja pela dimensão do seu ponto de vista na discussão critico/reflexiva que assume.
    É um mergulho na complexidade, das partes para o todo.
    Abraços Luisa

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. ola, o meu nome é Tereza, o nome do blog é que é Lúcida e translucida, mas não faz a mal. Obrigado pelo comentario.
      Realmente a plataforma não comporta muitos recursos.Sim, concordo que é um mergulho na complexidade. volte sempre.

      Supprimer