mardi 14 août 2012

the reality

Ontem fui visitar meus alunos!
O nosso sistema de ensino online pode ser considerado "bimodal", com 01 encontro presencial semanal e todos os outros contatos via online.
O motivo da minha visita é o início de mais uma etapa do estagio supervisionado.
E existiam pontos teóricos que necessitavam ser esclarecidos já que a visão curricular indica o posicionamento de um professor diferente na escola.
Posso considerar que os itens mais importantes abordavam uma maior atenção dos alunos para:
- ampliar as referencias bibliográficas
- observar as dificuldades em planejar quando, em estagio, todos se encontram perante o professor titular dos alunos e as ideias de atividades divergem ou observamos que o professor titular se encontra desestimulado, com atividades que não motivam os alunos ou estão defasadas.Que o habito e vícios de ensino se repetem inconsequentemente.

Em meu retorno, durante a noite, a minha colega de tutoria foi a minha companheira de viagem e trocávamos ideias.
Ela se encontra a finalizar o Mestrado, se encontra também com casamento marcado,  já sonha com um doutorado e conversa sobre artigos escritos  etc; e se encontra empolgada e decidida a trilhar a vida acadêmica , o que diverge de meu atual estado de espírito!.

A realidade das próximas décadas indicam a mesma Universidade a que ela se refere?
Aconselhei o curso de Inglês urgentemente e que se aproximasse mais da tecnologia, para enfrentar o que está por vir.

Mas  o meu pensamento era direcionado a uma unica questão:
Se todos almejam ser um professor em Universidade, quem deseja se envolver com os alunos em simples escolas?
O valor da Universidade irá continuar por causa de pesquisas e artigos em prol da comunidade (coisa que raramente encontro) e sua realidade social e cultural ou por ser considerado ainda um valor a mais do que a formação da geração futura?


Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire