mardi 10 avril 2012

Books, movies..

A literatura nos acompanha sempre.
Um texto nos faz retornar aos livros.

Desde a semana passada o #change11 me fez buscar na estante alguns livros, e esta semana recordo o livro de Ian Watt - Mitos do individualismo moderno, onde o autor nos envolve com Fausto, D. Quixote, D.Juan e Robinson Crusoe!

O que deles mais cedo li, foi o Robinson Crusoe! O D. Quixote também faz a delicia daqueles que amam cavalos e povoam a imaginação com os nossos próprios moinhos de vento da adolescência.
engraçado é que na escola nos fazem apreciar estes exemplos de Literatura baseado no genero literário e não em uma leitura critica.

Realmente o Fausto nunca fez meu gênero, estaria eu errada... não sei!

Mas folhei o livro do I. Watt em tentativas de conectar no real a mera lembrança deste livro em minha estante a edição datada de 1997.
Na p.266, o autor, em Algumas notas sobre o Presente, aponta que os meios de comunicação de massa corrompem os valores humanos, um exagero, segundo ele, mas que existem 3 características que são inquestionáveis:
1- a de que quanto mais tempo as pessoas gastam ouvindo radio, ou vendo filmes e programas de televisão , elas não leem.

2- A enfase no que sempre é novo! portanto, revolucionário e perturbador, mas nao tao novo, mas que oferece entretenimento para milhares a maior parte do dia e noite!Onde nada se diferencia, para que possamos distingui-los.E que o livro é mais permanente.
Ele fala da rapidez com que tudo ë substituído, esquecido!
3- a dependência da publicidade!

Acrescenta que, na p. 272, Fausto,Don Juan e Robinson Crusoe não são pessoas finas, nem amistosas, excluindo a D. Quixote.
E estes personagens são mitos! que sobrevivem por sua alta qualidade. Afinal eles apresentam-se como homens que souberam dizer não!
Mas conclui que nenhum deles apregoa qualquer ideia individualista, não apoiam individualismo ideológico nem politico.
Mas que resgate da Literatura!

O meu conceito de liderança é vago, sera que os lideres ficaram no sec XX, questiono a mim mesma!


O texto nos remete a um filme, mais outro aqui,  e mais um romance The road. Boas indicacoes. Mas na minha estante, para me salvar encontro Orwell.



Dando prosseguimento ao texto, vejo a referencia a mais filmes.
Por acaso esta semana, li e fez sentido a pequena frase, que dizia que " os filmes são uma forma de dizer algo."
O que resgato, ainda estou em processo de digestão.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire