mardi 22 novembre 2011

#change11 Abundance and rhizome - I

the wall ......education, religion, culture, language....


Eu recordo que houve um impacto quando do inicio do CCK11. As dificuldades foram muitas, como :
A língua inglesa, o tempo disponível, o choque de conhecimentos e abordagens desconhecidas, a ampla liberdade de seguir os meus insights, a escolha de alguns blogs a seguir, como a Vanessa, o Jaap, o Jonh...

Não posso escrever que compreendi todo o conteúdo, mas aprendi muito e principalmente com o Chaos!
Faz o meu estilo de aprendizagem esta forma rizomática de aprender, onde os seus pensamentos unem-se a lembranças e conhecimentos adquiridos anteriormente.
o #change11 apresenta-se com abordagens interessantes e logo apos a semana sobre Gestão, está  muito fértil e desta forma o tempo torna-se curto para apreciarmos os links com textos apresentados e seguirmos os blogs e opiniões dos participantes.
Ontem a noite reli algumas semanas a partir de Martin Weller e o seu ótimo livro.
A bolsa digital e as mudanças necessárias das praticas acadêmicas devido as novas tecnologias.
-Novas metodologias (pesquisa e ensino)  e novos métodos de investigação de resultados, e por consequência o novo papel do professor em meio as redes sociais e a distribuição de conteúdo digitalizados que provocam a indefinição da Educação, entre o formal e o informal.
O velho papel do professor como fonte unica de informação esta fadado ao esquecimento. E as pressões por mudanças provocam  tensões nas universidades.

Esta Aprendizagem Coletiva ,  provoca uma aprendizagem, com pessoas, grupos e redes, oferece um novo conceito do Coletivo e Individual, relação redefinida pela tecnologia.
O impacto da web expandiu a aprendizagem social. Esta construçao de significados envolve conexões e remix de fragmentos do conhecimento onde as palavras mais utilizadas são:
Conectar, utilizar este conhecimento, remix e contribuição (partilha). Eu não participei das atividades propostas, mas ainda ha tempo!

D. Willey provocou a todos os participantes com a pergunta: Que tipo de mudanças desejamos e o que se pode fazer para mudar.

McGreal direcionou a semana para a compreensão de que as Universidades necessitam implantar recursos abertos evitando ambientes restritivos, ou seja, permitir a Educação universal.
O futuro da Aprendizagem tem como foco a transformação da aprendizagem informal ou formal, ou seja, mudanças no sistema educacional.
Nancy White lançou os participantes do MOOC em atividades que envolveram o artístico social apontando que a mudança já acontece.

Muitas leituras com hipertextos interessantes. Importante dar um tempo para respirar ! uf!

ainda faltam Dave Cormier, Erik Duval and Jon Dron.

2 commentaires:

  1. Bom Dia, O impacto da web expandiu a aprendizagem social. Esta construçao de significados envolve conexões e remix de fragmentos do conhecimento onde as palavras mais utilizadas são:Conectar, utilizar este conhecimento, remix e contribuição (partilha). This text of you makes me think of abundancy of information. You describe a way of coping with information overload.
    This abundancy of information is not a thing outside people. It is not a "thing out in the fields". It is a human made abundancy and it is in our social system. So social learning is a way of coping with this abundancy, and information overload.
    Jaap

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  2. yes Jaap, and so when we invented technology and clouds to deposit the information provided to lengthen our biological systems with the technology.
    The phone in sec. XX lengthened our voice! the lengthened our vision binoculars! and thus create artifacts now to stretch our memory, and lengthen the current knowledge of ourselves and others, sharing with social networking integration.But this Jon Dron's theme!

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