mercredi 6 avril 2011

O impacto sistêmico - I


"Ontem fui a mais uma atividade virtual!". Ou "Já estou farta desta roupa e necessito trocar."

As minhas frases são cômicas (e estou a rir muito), pois participei no SL ou via web conferência de quatro atividades interessantes já este ano e desta forma posso escrever sobre as que agregaram maior conhecimento, organização, público interessado, temas adequados etc.O meu ponto de vista!

Mas ontem, apesar do espaço inovador e da quantidade de usuários interessados (e barulhentos) que se propuseram a comparecer àquele ambiente desenhado para a realidade virtual em 3D, ouvi (analisador acústico) e li (analisador ótico) opiniões contraditórias sobre o uso de tecnologia (vídeos e imagens) no real da escola presencial, como meio inovador de aprendizagem transparecendo assim uma nova metodologia.

Os debates ondulavam entre:

- "nada substitui a fala, explicação ou intervenção do professor."
- "as crianças já estão cheias de tantas imagens e em nossa aula não é interessante acontecer.."

Estou a ler o texto de G. Siemens............ e não posso deixar de escrever que foi um impacto para mim, o descrédito de alguns participantes, que usavam aquela forma de ambiente e que discutiam as impossibilidades pessoais de agir na importante osmose ou permeabilidade que acontece entre o real e o virtual, no uso de novas tecnologias por intermédio da Educação. Porque estavam lá?

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire