mercredi 9 mars 2011

Semana 8 - liberdade versus controle

Hopper

Mas após o dia 08 de março, não devemos esquecer o antigo Patriarcalismo.


Rever textos que descrevem as influências que eram impostas e vivenciadas através dos três estados iniciais é uma forma de re-aprender.

O primeiro estado - o Clero
O segundo estado - a Nobreza
O terceiro estado - A classe popular
0 quarto estado - a Imprensa
O quinto estado - as Redes Sociais

Aparenta ser tão simples! Pois em algumas frases destaco uma caminhada inglória de muitos e de glória para muitos outros e em uma só delas, a caminhada por vir, acontecendo, a atual !


"... como a criação de um espaço dos fluxos, em contraste com um espaço de lugares. Quando você `vai com a Internet, você incorpora este espaço novo dos fluxos, isso conecta com as pessoas e os lugares. [...]

Este espaço dos fluxos permite uma multidão de atores de reconfigurar o acesso à informação, às pessoas, aos serviços e às tecnologias. Neste espaço, podem reforçar as instituições existentes, tais quando o movimento da imprensa em linha jornalistica. Podem igualmente permitir indivíduos de estar no centro de suas próprias redes pessoais, como quando um adolescente coleta milhares de gravações. Entretanto, podem fornecer fonte independente de responsabilidade social através das arenas múltiplas - uma quinta propriedade.

Uma implicação chave para a sociedade é que a Internet pode ser usado para aumentar a responsabilidade das outras propriedades, por exemplo sendo usado porque uma verificação na imprensa.
Pode igualmente ser desdobrada como uma fonte alternativa de autoridade e como uma verificação em outras posições estabelecidas da autoridade, tais como políticos, doutores e academias, oferecendo fontes alternativas de informação, análise e opinião aos cidadãos, aos pacientes, e aos estudantes.
[...] reivindico isso através do espaço dos fluxos, a rede e as redes, a Internet está permitindo o desenvolvimento de uma quinta propriedade que seja realçando a responsabilidade de muitos setores através de todas as sociedades, de Burma a Grâ Bretanha, e do gabinete de imprensa à sala de aula.
" ( Dutton)

Os resquícios (ou continuidade) das 04 primeiras propriedades apontadas ainda ressoam em diferentes níveis!

Transforma-las só algumas, creio eu, sustentar e fortalecer, a última, com certeza.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire