mardi 22 février 2011

Interatividade - I


As palavras escolhidas, em minha última postagem, fazem parte do dia a dia de quem exerce a Tutoria online em EaD aqui no Brasil, como também integra o vocabulário de quem exercita o Conectivismo em seus relacionamentos ou no mundo virtual. Colaborar, cooperar e contribuir = interagir
Exerce-las não é tarefa fácil para muitos.
Em uma análise superficial questiono:
_as dificuldades são e foram geradas e implantadas por conseqüência da tradição do ensino presencial? é bom sublinhar que nunca faço referência aos nativos digitais!
_ apesar de que os relacionamentos sociais (orkut, FB) estão em voga, quais as resistências e onde está a sustentação destas mesmas resistências ao conhecimento via online ,que torna a EaD na linguagem, dos que estão sob a minha tutoria, tão "difícil"?
_ a plataforma utilizada é fácil, mas o desconhecimento era enorme, e então questiono, porque não repetem online com a  mesma facilidade, a forma de se expressar, que encontro nos nossos relacionamentos sociais face a face?
_ porque a aprendizagem fica conotada como similar ao presencial, quando na verdade deve ser diversa?
_Quando o tutor offline (presencial, que acho um erro) deixará de agir como um andaime? quando a sua posição deveria ser de sustentar e implementar a autonomia do aluno e nunca o automatismo?
_ porque é tão difícil des-habituar-se de algo e Re-novar-se?

a imagem é uma boa, aparenta ser um "chiclete"...................mastigamos, mascamos e é necessário se jogar fora

Pretendo dar continuidade a esta postagem.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire