jeudi 28 novembre 2013

Formação continuada

Voltando ao inicio, ao meu objetivo de que não seria viável relacionar a tutoria a uma formação continuada, depositei em postagens, frases soltas, escritas, que demonstram a visão diferenciada dos alunos sobre o tutor, e finalmente abordar rapidamente que estas propostas não combinam.

Se o tutor não é um professor, embora seja, e se o pensamento de que alunos formados via ead, possam ser futuros tutores  demonstra uma  proposta que não se posiciona no real do que se necessita para uma formação continuada.
O conhecimento atualizado de um currículo não significa ser formacao continuada já que uma formação continuada demanda uma nova visão e não uma repetição de hábitos  e saberes, na verdade não é o currículo escolar que estaria sendo revisto como também as situações inovadoras via tecnologia no cotidiano da sala de aula,  e sim, simplesmente uma atualização acadêmica .

Mas um tutor atualiza academicamente? Mas se ele não é o professor, como ficamos?


lundi 18 novembre 2013

Tutor

Leio alguns trabalhos e observo as diferentes reações, entendimentos, considerações sobre esta figura, a do tutor! Lógico que tanto o aluno presencial quanto o aluno EaD apresentam reações típicas quando são cobrados ou se envolvem em desculpas sobre atividades ou mesmo quando acontece da falha ou não nos envolvimentos emocionais, entre os alunos e a tutoria, já que a figura do professor se mantem distante. Exemplos:

  - Espero que os tutores continuem dando o seu apoio e mobilizando os conhecimentos da teoria da Educação e da Didática necessária à compreensão do ensino como realidade social e [...] 

- visto que os tutores foram de grande relevância, através do carinho, das cobranças e incentivos, [...]

- [...] devido ao grande fluxo de tutores, nós alunos, assimilamos qualidades e defeitos de cada um,[...] 

[...] manter uma linha de comunicação com os tutores tem me ajudado a concluir o curso sem nenhuma falha[...]

[...] ou mesmo pela dificuldade das tutoras de entenderem a linguagem da informática[...]

[...] o diálogo virtual por vezes falhou em diversos tons, vozes que queriam e precisavam ser ouvidas se perderam na ausência de feedbacks, tutores buscando conexóes com os alunos e muitos ausentes, em outros momentos alunos inseguros, sedentos de respostas e um imenso vazio do outro lado [...]

Penso que toda essa mudança de horários da tutora às vezes nos prejudicava, pois programávamos nossos afazeres [...]

  O tutor não apresentava iniciativas criativas e inovadoras dentro do contexto da nossa realidade educacional no âmbito da EaD.

  Percebia desmotivação por parte do próprio tutor devido a falta de atenção[...]

mardi 12 novembre 2013

Frases soltas

Tutoria sem tutorial. A bolsa importa? Para muitos sim, e como! Estamos no pais das bolsas.. Como diz o ditado, de grão em grão a galinha enche o papo. Frases interessantes que já li:

- A Formação Continuada está implícita para a função de Professor. O Professor tem que estar em constante formação! Com a profissionalização da Tutoria cria-se o vínculo empregatício, deixamos de ser bolsistas para sermos funcionários. 

Vamos observar a confusão de termos e de responsabilidades, enfim, o professor, que ensina no presencial, o tutor que ensina a alguém que deseja se tornar professor e o bolsista que recebe uma pequena remuneração por serviços prestados. Mas o que significa Formação continuada quando em meu tempo /exercício de tutoria , para efetivação de carga horária, enfrentamos, quatro momentos de formação continuada no programa: Estudos dos fascículos, reuniões administrativas, formações específicas e acompanhameto das práticas de estudos dos alunos..!?
Mas formação continuada envolve todos estes parâmetros? Ou novas aplicações pedagógicas, atualização para com o conhecimento e tecnologia?

Qual a prioridade? O exercício do compromisso profissional, em cadeiras aprovadas por concursos? A formação continuada? Ou exercer a tutoria?

-e como não há vínculo empregatício, qualquer mudança no sentido de valorização salarial do tempo de trabalho desse profissional ou na oferta de uma formação continuada em nível de mestrado e doutorado instigam o tutor a deixar suas funções tutoriais em segundo plano.

-pensarmos na profissionalização dessa função como professor, com remuneração compatível com 20 horas de trabalho, creio que a EAD ganharia muito.

-O próprio texto já diz, "trabalhar como tutor", ter formação específica em EAD, dominar nas novas TICs, buscar uma tutoria com padrão de excelência e responsabilizar-se pela construção do conhecimento e acompanhamento no processo de aprendizagem dos estudantes trabalhando pedagógicamente ...

Quem faz isso mesmo? Já esqueci... Vamos voltar ao inicio do texto...

vendredi 8 novembre 2013

Formacao continuada, todos entendem a proposta?

A primeira semana do Mooc tutoria motiva os participantes a refletirem como também contribuírem em um Wiki, sobre a questão que não vai calar, que é a posição do tutor perante a legislação. Participei no espaço de comentários oferecido na plataforma, explicando levemente a minha posição, e desejando aprofundar o intuito e o conceito do que é a Formação continuada dentro do posicionamento do tutor em cursos oferecidos via MEC. E que este pormenor, se é que pode ser considerado assim, seja oferecido em parceria com a municipalidade que assim o desejem, desde que cumpram as condições oferecidas que incluem aceitar horas dos professores que se dispõem a ser tutores em auxílio a colegas de trabalho. Vejo nisto uma grande confusão, e um grande redemoinho onde circulam ou podem circular os mesmos erros que agravam a nossa situação. Dedicarei um pouco do meu tempo a garimpar sobre o tema da formação continuada que segue esta ideia de que professores antigos se capacitem auxiliando professores novos sem experiência no campo de atuação. A Educação não está lá grande coisa, e eu acho que isso camufla muitos erros. E pior dará continuidade a estes erros.