lundi 28 mai 2012

learning

Alguns textos que leio, dos moderadores ou mediadores do #change11 expressam meus pensamentos e gosto muito de reler.
Alguns deles surgem no  exato momento das minhas  reflexoes.
O primeiro exemplo pode ser o Learnets.
Ha um conflito na Educação perante o enfrentamento das Redes Sociais, e o autor convida a refletirmos sobre o social e a transformação destes espaços na medida em que os professores andam em tentativas de abranger esta nova forma de convívio.

O segundo exemplo, pode ser com este texto do S. Downes.
Talvez a tradução que se apresenta em minha leitura pode não ser a melhor!Mas creio que as suas frases são tao claras e transparentes que fico satisfeita em reler.

As frases são instigantes, _ e eu aprecio textos que provocam_ e por consequência mobilizam reações aos leitores.




mercredi 23 mai 2012

MOOC



Sempre gostei de caleidoscópios , brincadeira infinita em busca de formas diferentes.
Estou atrasada para o final do Change11 , mas questiono se apos um MOOC algo tem fim!

Um agradável, inesperado, libertário aprendizado!
Os fragmentos de cada semana aguçam o nosso olhar.
Os movimentos e as variações de cada olhar  mostram o efeito diferenciado em cada um dos participantes.

Caso alguém participe de um MOOC por favor não fique restrito a ler, participe com a sua opiniao, mesmo que a partir dos olhos dos outros, o que voce escreve possa ser incoerente ou sem sentidos. Não ha absurdo em um MOOC. Todos os pontos convergem.
Meu processo de digestão do MOOC sempre se mostra mais lento, como se
o fim das semanas não se mostre convincente.
Na realidade algo se transforma, não pode ser considerado mutante, mas pode ser considerado uma metamorfose.





vendredi 18 mai 2012

joining the points: new scenario

Eis um novo modo : Student Interaction, Teacher Interaction, Content Interaction!
Esta imagem abaixo aparenta ser a interatividade do aluno em um ambiente formal, presencial (face a face), principalmente quando os seus trabalhos ficam submetidos ao mundo académico, fechado.


A equivalencia proposta no texto, apresenta pontos muito interessantes.
Na aula presencial na maioria das vezes, alem da interatividade com colegas, acontece a interatividade com o professor, mas acontecem restrições..
Em ambientes informais e com as redes sociais , os contatos dos alunos ampliam-se e misturam-se, como se em desordem permanente.
A qualidade fica dependente da intensidade com que o aluno a procura, e sem duvida, com as redes sociais, a Educacao enfrenta mais um novo problema:
A equivalencia entre os atores e ambientes apresenta-se como em uma balança, sempre em busca de Equilibrio.


mardi 15 mai 2012

particular facets

Em museus apreciamos diversas facetas de momentos históricos e de personagens com as suas singularidades.

Dividimos a linha do tempo, classificamos, separamos artisticamente os trabalhos e realizações humanas e pagamos para aprecia-las.

Ao ler o texto, como não tentar definir a minha identidade?!
Em qual identidade vou constatar as minhas falhas e sucessos?
Ou
Em qual identidade os outros que só me conhecem virtualmente irão adequar Á minha pessoa?

Ou
Em qual identidade os que me conhecem presencialmente irão me incluir?
E a minha família poderá ter uma outra visão daquilo que represento como identidade?
Família, trabalho, amigos próximos, conhecidos distantes, desta forma sou um somatório de identidades sob a visão de  outros.
Amanha defino a minha identidade!!!!!!

Mas posso adiantar algo muito importante, "eu me preocupo muito com a minha identidade, tento me preservar, mas ao mesmo tempo gosto de partilhar e conhecer as pessoas! mas muitas vezes tenho muito medo!" de que eu não sei! de ser mal compreendida.
O que sera a compreensão dos outros sobre mim?

We will never identical.

Nos nunca seremos idênticos, mas a cada um compete se diferenciar através de uma identidade.

Estive fora por 1 semana e tento colocar em dia as minhas postagens.

Por acaso, os meus pensamentos, em pleno voo, foram direcionados aos meus alunos e as diversas denominações que já escutei sobre a cultura.
A cultura da informação, a cultura do conhecimento, a cultura da partilha.

Os alunos sobrevoam, e na atualidade os alunos controlam a intensidade e o volume daquilo que desejam aprender.
Gostei de reler  Jaap, e das questões sobre Quantidade, qualidade, identidade, intensidade, volume.... Mas do que falamos? aparenta ser física ou química, ou qual especialidade de conteúdo?!

Também em pleno voo, questionei a mim mesma sobre aquela pessoa que viaja e ao transpor as fronteiras invisíveis tem de continuar a mesma, mas adaptar-se a língua, horários, fusos,estacoes, climas...

Os alunos de hoje não são passivos, mas com o aumento ESPACIAL  (virtual) eles podem adquirir um estagio de INERCIA, mas em plena aprendizagem.
Espacialidade demonstra ser diferente das famosas especialidades que uma escola mantem em seu grupo de professores.
Esta sera a grande barreira a ser quebrada.
A nova identidade dos professores.






mercredi 2 mai 2012

Social Networks

Apresento o meu mapa, sem duvida que muitos tópicos ainda devem ser acrescentados.
Ando a estudar estas convergências e divergências. Estou em um período de vivencia entre a assimilação e a descoberta dos meus alunos quanto as Redes Sociais.