jeudi 21 juillet 2011

Aprendizagem experiencial II

No Brasil consideramos muito mais fácil celebrar a diversidade.
Particularmente acho mais demorado dialogar sobre as regras .
Uma questão que pretendo aplicar aos meus alunos -
- Porque duas ou mais opiniões divergentes  sobre um mesmo fato podem elas todas serem consideradas justas.
- O que se passa quando culturas diferentes se encontram e principalmente os pontos positivos.
O que são valores pessoais...
Porque necessitamos de regras, e quais as boas regras ou as que consideramos pessimas...o que sera Ser Livre!!!
O que consideramos iguais ou diferentes..

mercredi 20 juillet 2011

Aprendizagem experiencial I

Considerando-se o paradigma da aprendizagem  eclético, onde a maior parte das metas repousam sobre o principio de uma aprendizagem experiencial ( Freire, Kolb, Jarvis)  fruto de mais de 15 anos de progresso que podemos considerar como bases do que ocorre na atualidade, aprecio a experiencia ativa.
Uma educação dita experiencial significa que esta estruturada de uma maneira que permite ao aluno explorar o fenômeno a estudar, estabelecendo- se assim uma relação direta com o sujeito, que pode ser mais do que se familiarizar com o tema.
Esta aprendizagem requer que o aluno jogue um jogo ativo dentro desta experiencia e que haja uma reflexao para a compreender e dar um significado.
Metas- Celebrar a diversidade, Apreciar criticamente  as regras sociais e Interpretar o mundo.
Questiono se meus alunos deveras sabem-
Qual a diferença entre um fato e uma opinião.. e exemplificar.
Distinguir entre o falso e o verdadeiro
Dar exemplo de uma < generalização >
Definir  o termo < prejulgar>
e desta forma saber utilizar o fato, o verdadeiro, o falso e uma opinião!